sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A evoluçao do ensino


colaboraçao de Thaissa Ribeiro

A "Evolução" do Ensino da Aritmética


Antigamente se ensinava e cobrava:
A tabuada na ponta da língua (que era tomada pelo professor), leitura silenciosa com interpretação do texto, uma boa caligrafia (se usava até o caderno de caligrafia), redação semanal, muito ditado, trabalho de casa diário...
E ainda:
Cadernos encapados etiquetados e a limpeza deles, o zelo com os livros (sem 'orelhas' e rabiscos e também encapados), uniforme limpo, sapatos engraxados, cabelos limpos e arrumados, banho diário, o respeito com todos os professores e colegas, o amor pela escola, a frequência escolar, a reunião de pais e por aí vai.
Havia aulas de:
Educação Física, Moral e Cívica, Religião, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e Artes Plásticas (onde o aluno além de descobrir seus talentos, aprendia de verdade uma profissão),ensinava-se e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas diariamente ou pelo menos uma vez por semana...
Infelizmente a educação foi involuindo ao longo dos anos e deu no que deu. Nossas crianças chegam ao final da metade do ensino fundamental sem saber ler, escrever e trabalhar com as quatro operações. Quatro operações é pedir muito e isso é só o começo. Culpa do ensino sem qualidade? Culpa do professor que segue as regras da modernidade educacional? Esse é o grande enigma da educação.
Leiam relato de uma Professora de Matemática:

Semana passada comprei um produto que custou R$15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.

Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se
convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. Por que estou contando isso?

Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. O lucro é de R$ 20,00. Está certo?
( )SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00.Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

7. Em 2010 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
( ) R$ 20,00

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